Sul de Santa Catarina desponta como nova fronteira logística no Sul do Brasil
- Portal Nosso Povo
- há 13 minutos
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O Sul de Santa Catarina está ganhando força como um dos principais polos logísticos do país. Com grandes investimentos em infraestrutura, a região começa a se destacar como uma alternativa eficiente para o transporte e escoamento de cargas no Brasil. O principal exemplo desse avanço é o Porto de Imbituba, que vem batendo recordes operacionais e atraindo novos negócios.
Além do porto, o desenvolvimento de importantes obras como a pavimentação da BR-285 e a modernização da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) está transformando a logística regional. A BR-285, que vai ligar Bom Jesus (RS) a Timbé do Sul (SC), está quase pronta — faltam apenas 7 km — e deve reduzir distâncias e custos para o transporte de cargas, especialmente para o setor produtivo do Rio Grande do Sul. Com a liberação da Serra da Rocinha para o tráfego de caminhões bitrem, o Porto de Imbituba ficará cerca de 100 km mais perto de Passo Fundo do que o Porto de Rio Grande (RS).
O Porto de Imbituba, por sua vez, está se preparando para o futuro. A meta é alcançar R$ 1 bilhão em investimentos até 2030, com obras que vão desde a ampliação de cais até a dragagem de áreas estratégicas para receber navios maiores. “Estamos ampliando a capacidade do porto com mais segurança, modernidade e eficiência. Recentemente, batemos nosso recorde histórico, com mais de 8 milhões de toneladas movimentadas”, afirmou Christiano Lopes, diretor-presidente do Porto de Imbituba.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, destaca que o momento é de transformação. “Estamos vivendo uma mudança de paradigma. A união entre o setor público e o produtivo está colocando nosso estado em posição estratégica no cenário nacional. Obras como a BR-285 e a modernização da ferrovia não são apenas melhorias — são caminhos que conectam oportunidades, reduzem custos e fortalecem nossa presença nos mercados”, afirmou.
A Ferrovia Tereza Cristina também avança. Segundo Benony Schmitz, diretor-presidente da FTC, a linha férrea está se tornando essencial para o transporte não só de carvão (hulha betuminosa), mas também de produtos cerâmicos e agrícolas, ampliando a integração logística da região sul catarinense.
Hoje, produtos como sal, arroz, cerâmica e carvão já movimentam o Porto de Imbituba com força, e a tendência é de crescimento com as novas rotas em operação. A região começa a se posicionar como uma alternativa competitiva frente aos tradicionais corredores de exportação do Brasil, com destaque para a eficiência e a profundidade dos berços de atracação de Imbituba, que alcançam 13,5 metros.
Com a integração entre rodovias, ferrovias e portos, o Sul de Santa Catarina se firma como uma nova fronteira logística para o país — com mais oportunidades, mais empregos e mais desenvolvimento para o nosso povo.
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