O ano de 2023 ficou marcado pelo protagonismo dado pelo Governo de Santa Catarina à logística de transportes com a criação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF). A pasta, primeira e única do país, criada no final do mês de março com a reforma administrativa, viabilizou o anúncio de quase R$ 272 milhões em obras e projetos para o setor. “Nossa secretaria conseguiu atingir em nove meses de trabalho resultados expressivos e dar andamento a demandas que há muito tempo eram aguardadas em Santa Catarina. Nossa agenda tem sido intensa e ainda teremos muito para entregar em 2024, especialmente este olhar estadista que o governador tem demonstrado”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Foto: Roberto Zacarias / Secom
Aeroportos
No setor aeroviário, a determinação do governador Jorginho Mello foi criar condições para que todos os aeroportos públicos do estado voltem a estar em operação. Com isso, foram viabilizadas obras em 12 aeroportos, com investimentos anunciados de R$ 46,7 milhões. O Aeroporto de Forquilhinha voltou a operar depois de quase dois anos fechado para obras e no início de 2024 os Aeroportos de Dionísio Cerqueira e São Joaquim também serão reabertos depois de muitos anos sem nenhum tipo de operação. O Aeroporto de Blumenau recebeu uma operação especial da Azul e voltou a ter voos comerciais depois de mais de 20 anos, além de importantes obras de infraestrutura. São 21 aeroportos, sendo 16 públicos administrados pelo Estado ou subdelegados aos municípios. Os investimentos vão permitir o desenvolvimento da aviação geral como os voos para os serviços de saúde, segurança e executivos. "A recuperação desses equipamentos de infraestrutura é importante para a economia catarinense, pois movimenta o turismo e a atividade empresarial. Também estamos em avançadas negociações com as companhias aéreas para voarem em mais aeroportos do estado”, argumenta o secretário.

Ferrovias
No setor ferroviário, o Estado segue investindo no desenvolvimento de dois projetos que poderão dobrar a malha ferroviária no estado. São R$ 32 milhões alocados no projeto executivo da Ferrovia dos Portos, com 62 km ligando Navegantes a Araquari, e o projeto básico do Corredor Ferroviário de SC, com 319 km ligando Chapecó a Correia Pinto. Os dois projetos se conectam com outros trechos que levam à Malha Sul Nacional. “O último trecho ferroviário construído em SC foi em 1969, já se vão 54 anos. A elaboração desses projetos é fundamental para que possamos oferecer a investidores. O estado já vem conversando e discutindo com o mercado internacional que poderá se interessar em realizar os investimentos necessários para tirar os projetos do papel. É algo que levará muito tempo ainda, mas precisa ser começado. É um projeto de Estado e não apenas de um governo”, afirma Martins.
Portos
O desempenho dos portos de Santa Catarina tem sido um dos destaques do ano com resultados superiores à média nacional. O estado deve superar a marca de 55 milhões de toneladas movimentadas em 2022 e seguir como um dos principais corredores logísticos do país. Dois portos (Navegantes e Itapoá) estão entre os maiores na movimentação de contêineres do Brasil, e no quadro geral, o Porto de São Francisco do Sul lidera com a maior movimentação absoluta de cargas. No campo de investimentos, o Porto de Imbituba está investindo R$ 120 milhões com recursos próprios na recuperação do Cais 3, Acesso Sul e outras melhorias. No Porto de São Francisco do Sul a abertura de um novo acesso e a revitalização do Terminal Graneleiro, entre outras melhorias, que somaram investimentos de R$ 12 milhões.

Fonte: sc.gov.br
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