top of page
  • Foto do escritorPortal Nosso Povo

Limpeza na Fonte da Carioca



Limpeza dos canos da Fonte da Carioca

Uma equipe coordenada pela Defesa Civil está limpando a instalação hidraúlica, que liga a vertente da água subterrânea até as torneiras da Fonte da Carioca.

Os trabalhos devem encerrar nos próximos dias. Próxima etapa é realizar a análise fisíco quimíco da água.

A expectativa é abrir a Fonte da Carioca o mais breve possível.

Nos últimos dias, ocorreu a limpeza da parte interna da Carioca como a poda das árvores e retirada de folhas no chão.

É necessária a limpeza da área ao redor da vertente aos pés do Morro da Carioca, que produz 3.535 mil litros por hora. Uma forma preventiva para continuar oferecendo água gratuita para a população.

A Carioca está fechada. A manutenção está sendo realizada na parte atrás do prédio histórico.

O local é região com características da mata atlântica, vegetação que precisa ser preservada para proteger a vertente. Local em dias de calor tem temperatura amena.

Os detritos podem estar influenciando o solo e por decorrência a água. Três laudos apontaram desconformidade com a legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Não foi apontado coliformes fecais na água. O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) sugeriu para o Governo Municipal o fechamento da fonte para a limpeza. 

Na parte interna da Fonte, depois de um portão de grades azuis, o que encontra-se as antigas casas de decantação da água e o local revitalizado onde um motor trás a água subterrânea para as torneiras passando por canos de inox. Bancos, antigo poste para pequenas luminárias, bromélias, ipês, pássaros como aracuam moldam a beleza do local histórico datado do século 18.

8 visualizações0 comentário
bottom of page