top of page
  • Foto do escritorPortal Nosso Povo

Evento Hora do Mamaço pretende incentivar o aleitamento materno



Neste sábado, dia 18, na praça Paulo Carneiro, no centro histórico, irá ocorrer a "Hora do Mamaço", a partir das 9h. O encontro vai reunir mães, lactantes, gestantes e apoiadores do aleitamento materno.

Conhecido como “Agosto Dourado”, o mês do aleitamento materno, tem como objetivo de promover uma atitude positiva e consciente em relação à maternidade.

Além do encontro de mães amamentando em ambiente público, terá roda de conversa com profissionais de saúde, área de recreação, feira de artesanato e artigos para bebês e lanche coletivo.

O evento tem como uma das funções oferecer informações sobre a necessidade e importância do aleitamento materno, com isso elevar seus índices que estão abaixo do esperado.

A realização é do Grupo de Amamentação Ativa (Gama) de Laguna, com parceria do Sesc, e apoio da Secretaria Municipal de Saude e Udesc. Este será o segundo Mamaço de Laguna.

Atividades programadas a "Hora do Mamaço":

- roda de conversa com profissionais de saúde;

- área de recreação;

- feira de artesanato e artigos para bebês;

- lanche coletivo;

- foto oficial do mamaço, com as mamães amamentando.

Benefícios do aleitamento materno

- O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade;

- Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês;

- Colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, obesidade e intolerância ao glúten;

- Contém uma molécula chamada PSTI, responsável por proteger e reparar o intestino delicado dos recém-nascidos;

- O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas;

- Previne a anemia;

- A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê;

- Bebês que mamam exclusivamente no peito até os seis meses têm menos risco de desenvolver asma e artrite reumatoide e recebem uma proteína que combate vírus e bactérias do trato gastrointestinal;

- Quando o ômega 3 está presente no leite materno, o que varia de mulher para mulher de acordo com sua alimentação, ele ajuda no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida.

1 visualização0 comentário
bottom of page