top of page
  • Foto do escritorPortal Nosso Povo

Dezembro Laranja: confira os cuidados necessários para a proteção da pele


No mês que marca o início do verão, o Dezembro Laranja reforça a prevenção ao câncer de pele - aliás, cuidados devem ser tomados ao longo do ano. A campanha ressalta a importância da adoção de medidas, como evitar os horários de maior incidência solar (entre 10h às 16h) e a utilização de protetor solar com fator 30 (FPS 30) ou maior, que deve ser reaplicado a cada duas horas.

Quanto mais clara a pele, mais é sensível ao sol, pois ela tem menos proteção. Porém, as pessoas com a pele mais morena não estão imunes e precisam da reaplicação do protetor solar, declarou a médica Paula Barroco, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma, o mais frequente do país, chega a cerca de 180 mil novos casos por ano. Apesar do grau baixo de letalidade, os números são considerados altos. Santa Catarina possui uma taxa estimada de seis casos para cada 100 mil homens e cinco casos para cada 100 mil mulheres.

Cuidados para proteger a pele:

- Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares.

- Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas.

- Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas.

- Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

- Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

- Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

- Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

- Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.


Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Foto: SBD

3 visualizações0 comentário
bottom of page