top of page

Alerta em Imbituba: 87 focos do Aedes aegypti já foram confirmados em no município este ano

  • Foto do escritor: Portal Nosso Povo
    Portal Nosso Povo
  • 3 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Os dados trazem um alerta em Imbituba. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), nos primeiros seis meses de 2023, 87 focos do Aedes aegypti foram confirmados em Imbituba. Do total, 32 no bairro Alto Arroio e 14 em Nova Brasília. Até o momento, sete pessoas contraíram a doença dentro de Imbituba (autóctones) e nove foram infectados com a dengue em outro município. Ainda segundo a Vigilância em Saúde, nove casos ainda estão sob investigação, a espera do resultado do exame.

Segundo o Ministério da Saúde, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.


Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d'água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta. Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.

Veja a lista dos focos registrados por bairros em Imbituba Alto arroio – 32 Barra de Ibiraquera – 07 Boa vista – 01 Campestre – 02 Centro – 09 Nova Brasília – 14 Paes Leme – 02 Porto da Vila – 08 Sagrada Família – 04 Sambaqui – 03 Vila Alvorada - 2 Vila Nova – 01 Vila Nova Alvorada – 02


Comentários


bottom of page