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Recorde para o Porto de Imbituba

Embarque de 117 mil toneladas marca novo recorde para o Porto de Imbituba



O Porto de Imbituba alcançou ontem, 23, uma nova marca histórica de embarque no Sul do Brasil. Foram carregadas no navio KSL SEOUL 117 mil toneladas de minério de ferro. O volume de granel sólido exportado em um único navio é o maior já realizado entre os portos da Região Sul do país, de acordo com os dados disponíveis no Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), de 2010 a fevereiro de 2020. O porto localizado em Santa Catarina já havia alcançado recorde de embarque de granel sólido em fevereiro deste ano, com a movimentação de aproximadamente 105 mil toneladas no navio RIK OLDENDORFF.


O KSL SEOUL desatracou do Porto de Imbituba na tarde desta quinta-feira em direção à China. A embarcação, do tipo capesize, navega com bandeira de Hong Kong, tem 292 metros de comprimento e 45 metros de largura. O cargueiro deixou o porto com 13,5 metros de calado, que é a distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio. A Friendship fez o agenciamento do navio e a operação foi realizada pela empresa Imbituba Logística Portuária (ILP).


Desde 2012, o Porto de Imbituba é administrado pelo Estado de Santa Catarina, através da SCPAR Porto de Imbituba, estatal subsidiária da holding SCPAR, braço empreendedor do estado catarinense. A diretoria executiva do porto acompanhou de perto a operação e comemora o novo recorde. “Vivemos um momento de muitos desafios, tanto pela pandemia que atinge o ambiente global, e que nos exige medidas rígidas de controle sanitário, quanto pela competitividade crescente entre os portos. Presenciar o resultado deste trabalho conjunto que tem sido realizado pela comunidade portuária de Imbituba em um momento tão sensível nos traz ainda mais convicção de que estamos no caminho certo”, avalia Jamazi Alfredo Ziegler, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, autoridade portuária.


Características como a facilidade de acesso ao porto, com uma ampla bacia de manobras, e a profundidade nos cais têm contribuído para o recebimento de navios com maior capacidade de cargas. Além disso, a flexibilidade operacional e o baixo tempo de espera para atracação são alguns dos excelentes diferenciais de Imbituba no atendimento às necessidades do mercado.


A carga

O minério de ferro embarcado no porto tem origem em Imbituba, a partir de um processo industrial de uma extinta indústria carboquímica do município. O produto é utilizado na produção de aço, tintas, entre outras aplicações. Este é o quarto navio de um projeto de exportação que reiniciou em dezembro de 2019.


Crédito SCPAR Porto de Imbituba



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