Imbituba, Terra de Talentos do Futebol
- Pedro Moretti
- há 11 minutos
- 3 min de leitura
Imbituba é um município que ao longo de sua história, revelou campeões e grandes talentos para o mundo do esporte.
A seguir veja alguns deles:
Lico
Craque e ídolo do Flamengo, Lico iniciou sua carreira muito jovem. Aos 16 anos, já atuava pelo Imbituba Atlético Clube. Após se destacar na equipe, transferiu-se para o América de Joinville, onde, vestindo a camisa 11, apresentou ótimo rendimento. O bom desempenho fez com que o clube não conseguisse segurá-lo, e o jogador acabou negociado com o Grêmio.
No clube gaúcho, Lico não foi bem aproveitado e retornou a Santa Catarina, passando por Figueirense, Marcílio Dias, Avaí e Joinville. Foi no tricolor joinvilense que viveu uma das melhores temporadas de sua carreira, despertando o interesse de grandes clubes do país.
Contratado pelo Flamengo, Lico construiu uma trajetória vitoriosa, tornando-se ídolo da torcida rubro-negra. Pelo clube carioca, foi Campeão Mundial, além de conquistar importantes títulos nacionais e internacionais. Após um breve empréstimo ao Joinville, retornou ao Flamengo em 1985, onde encerrou sua carreira.
Lico, obteve uma carreira vitoriosa, levantando as taças da Libertadores, dois Brasileiros e um Mundial de Clubes, consolidando seu nome na história do futebol brasileiro.

Pedro Henrique
Embora tenha nascido na cidade vizinha Lauro Muller, o zagueiro Pedro Henrique morou boa parte de sua vida em Imbituba, onde é considerado um imbitubense.
Pedro Henrique, desde muito novo, jogou em escolinhas de futebol de Imbituba. Até que, em determinado momento, foi descoberto por um olheiro do Corinthians, que o levou para o clube.
Na sua chegada ao Corinthians, o zagueiro não foi bem aproveitado, jogando partidas pela equipe sub-20 do time. Após isso, o Corinthians o emprestou ao Bragantino em 2015.
Após passar pelo Bragantino, Pedro Henrique ficou em idas e vindas de empréstimos entre o Atletico Paranaense e o Corinthians, sendo comprado em definitivo pelo clube paranaense em 2020. Após isso Pedro Henrique é vendido para o Bragantino em 2024, onde está até hoje.
O jogador em toda sua carreira conta com uma Copa Sul-americana, um Brasileiro, e três Paulistão.

Fabricio Souza
Volante e ídolo do Cruzeiro, Fabrício Souza nasceu em Imbituba.
Fabrício começou na base do União São João de São Paulo, onde permaneceu pouco tempo antes de seguir para o Corinthians, onde teve um desempenho brilhante, mas uma lesão o afastou dos gramados por um longo período.
Do Corinthians foi negociado com o Júbilo Iwata do Japão. Após a passagem pelo futebol japonês, Fabrício retornou ao Brasil para atuar no Cruzeiro, onde viveu o auge de sua carreira.
Depois de sua passagem de destaque no Cruzeiro, Fabrício seguiu para o São Paulo Futebol Clube. No clube paulista enfrentou uma sequência de lesões que acabaram resultando em seu empréstimo ao Vasco até o fim do contrato. Após o término, o volante ainda atuou pelo Joinville, encerrando ali sua carreira.

Emerson Marcelina
O zagueiro e volante Emerson Marcelina do Hamrun Spart de Malta nasceu também em Imbituba.
O zagueiro teve um início de carreira diferente do convencional, começando sua trajetória no futebol da Itália. Ele treinava na Escola Casa Lar, em Araranguá, instituição que mantinha parceria com um empresário italiano, responsável por levar jovens talentos brasileiros para o futebol europeu. Aos 16 anos recebeu a oportunidade de ir para a Itália e não hesitou. Assim, ingressou nas categorias de base do Hellas Verona, dando início à sua carreira internacional.
Após isso, o jogador retornou ao Brasil devido a um desentendimento com o empresário. Aqui atuou pelo Jabaquara e o Imbituba até receber a oportunidade de jogar na Romênia pelo Farul Constanța, onde teve uma passagem rápida. Em seguida, seguiu para o futebol maltês, atuando pelo Floriana, Birkirkara FC, Tarxien, Nadur e Hamrun Spart, clube que defende até hoje.
No Hamrun Spartans, o jogador atua há cinco anos e vive o auge da carreira, conquistando diversos títulos e conseguindo um feito histórico: a classificação do primeiro time maltês para uma competição europeia, a UEFA Europa League. Entre as conquistas, soma três títulos da liga maltesa e três Supercopas de Malta.

Jorginho
O meio-campo do Flamengo, Jorge Luís Frello, mais conhecido como Jorginho, nasceu em Imbituba.
No Brasil, o jogador não atuou por nenhum clube, pois ainda muito jovem mudou-se para a Itália, após ser descoberto por olheiros da base do Verona no próprio Brasil, cujo objetivo era captar talentos sul-americanos.
Na Itália, subiu para o time profissional do Verona em 2011, onde disputou três temporadas. Em 2014, transferiu-se para o Napoli e, atuando em alto nível, foi convocado pela seleção italiana pela primeira vez. Em 2018, Jorginho foi para o Chelsea, clube no qual viveu o auge de sua carreira. Posteriormente, defendeu o Arsenal e, atualmente, joga pelo Flamengo.
O volante acumula em seu currículo títulos expressivos, como uma Eurocopa, uma Champions League, um Mundial de Clubes, uma Libertadores e um Campeonato Brasileiro, além de outras importantes conquistas ao longo da carreira.









