Depois de quatro dias de devoção, de cultura e de tradição, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao fim neste domingo (5). Cerca de 5 mil pessoas participaram das homenagens à santa, que contou com missas, procissões e apresentações artísticas, na Praça 21 de Abril, Centro Histórico. "Foi um momento de celebrar o retorno da festa. Depois de dois anos, todos estavam ansiosos. E é sempre importante apoiar iniciativas que despertam o sentimento de pertencimento no povo, com suas tradições", revela o vice-prefeito Guto Chaves, feliz em ver famílias de Garopaba e turistas participando do evento.
Da procissão terrestre à marítima, devotos e fiéis tiveram a oportunidade de agradecer e fazer preces à Nossa Senhora dos Navegantes, que contou com o cortejo da Banda Municipal Unidos de Imaruí. O Pároco da Paróquia São Joaquim, Pe. Hércules Marçal, conduziu os encontros entre o povo e a santa, diante da imagem que lembra as bênçãos alcançadas pela padroeira dos pescadores. Ela estava envolvida por flores amarelas e brancas, e colocada sobre um barco de madeira, feito à mão. Um carinho feito pelos voluntários e católicos da comunidade da Matriz São Joaquim, organizadora da festa. "A festa foi muito positiva, em todos os sentidos", revela a coordenadora do Conselho Pastoral Comunitário, Flavia Pereira.
O palco da festa também recebeu grandes apresentações, como o espetáculo "O Mar". Os bailarinos da Cia Garopaba Atitude encantaram o público com uma coreografia que trouxe o corpo como possibilidade de preservação da memória afetiva da garopabense, no enredo pesqueiro. "É um tributo à nossa Garopaba e ao mar, que tão generosamente abraça nossa cidade", completa a diretora da companhia Agna Muller. Destaque também para o show catarinense com a banda Dazaranha, que cantou no palco sucessos como "Sou Vagabundo Confesso", e ainda abriu espaço para o artista do Z12 MBG, Emerson Bonifácio, conhecido como Jamela, fazer um freestyle.
Abrindo as tardes e finalizando as noites do evento, o público pode prestigiar ainda músicos que moram na cidade, como ZiondoMundo, Francis Frankenstein, Karen Rosa com os convidados Andreia Black e Rodrigo Louro, Daniel Almaoe, Zzé, Cristina Fernandez e Bazuca. E os artesãos marcaram presença todos os dias, com uma variedade de opções de bolos, bijuterias, plaquinhas, brinquedos, camisetas, velas e outras decorações. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Garopaba, do supermercado Silveira, Camisetas de Corrida, V8 Comunicação Visual, Padaria Taí, Pizzaria Vitale, Z12 Sushi, Pizzaria La Portenha, Loja Dekor e restaurante Tasca dos Açores.
Corrida de Canoa Suspensa desde 2020, a Corrida de Canoa tirou o fôlego de diversos remeiros e pescadores ao longo da manhã de domingo (5). A tripulação da “Ana Paula”, da Praia do Silveira, levou a melhor na classificatória do trajeto no mar, mas todos os participantes venceram e levaram para cada uma quantia em dinheiro. "A festa foi um sucesso, e estamos muito felizes, porque houve a parceria do poder público e privado, apoiando o evento realizado pela Igreja. O Turismo é feito a muitas mãos e com muita dedicação e união alcançaremos cada vez mais pessoas", finaliza o secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento, Sérgio Lima.
Fonte: Assessoria/PMG
Comments