Os municípios catarinenses começaram nesta segunda-feira, 27, a aplicação do reforço com a vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários da primeira fase. Na Capital, a secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto, o prefeito de Florianópolis Topázio Neto e a secretária municipal de saúde Cristina Pires Pauluci acompanharam o início da vacinação na instituição de longa permanência (ILPI) Casa Divina Providência.
A secretária Carmen Zanotto agradeceu o empenho de todos os secretários municipais de saúde e das equipes de vacinação em mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Coivd-19, a de aplicação do reforço com a bivalente. “Nosso objetivo é alcançar uma excelente cobertura vacinal, porque protegendo as pessoas, protegemos a vida. Já passamos por um momento difícil, mas com a vacinação conseguimos superar”, ressaltou a secretária. A irmã Olga Maria Brach, de 100 anos, foi a primeira a ser vacinada com a bivalente. Depois dela, outras irmãs e trabalhadores da instituição também foram vacinados, totalizando 106 pessoas imunizadas contra a Covid-19.
Em Imbituba, a vacinação será realizada nas salas de vacinação da Policlínica Central e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Nova Brasília, Vila Nova Alvorada (Divineia), Vila Nova e Campo da Aviação.
A nova campanha é importante para garantir a imunização das pessoas contra as variantes do vírus da Covid-19, especialmente, aquelas que têm maior potencial de transmissibilidade e resistência às vacinas já existentes. A vacina bivalente é uma versão da vacina que foi desenvolvida para combater essas variantes.
Cronograma de vacinação:
27/02
Pessoas com 70 anos ou mais.
Pacientes imunocomprometidos.
Moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência.
06/03
Pessoas com idades entre 60 e 69 anos.
20/03
Gestantes e Puérperas.
17/04
Trabalhadores da saúde.
Pessoas com deficiência permanente.
População privada da liberdade (a partir de 18 anos).
Adolescentes que cumprem medida socioeducativa (menores de 18 anos).
Funcionários do sistema prisional.
Comments