Aconteceu no último dia 22, na sede da OAB Imbituba, a Assembleia Geral de constituição da Associação Educacional para o Desenvolvimento do Ensino Superior e Profissional do Sul. A Aedesp-Sul, sediada em Imbituba, constitui-se como uma organização sem fins lucrativos com o propósito de fomentar o desenvolvimento socioeducacional de ensino superior da região, tendo como principais objetivos a criação da primeira universidade imbitubense – Unimbé – e do Instituto de Educação Profissional de Imbituba (Inepi), que oferecerá cursos técnicos. Na ocasião, estavam presentes os idealizadores do projeto, Antônio João Tavares e Francisco Duarte de Oliveira, demais sócio-fundadores e a professora Márcia Fernandes Rosa Neu, nomeada procuradora institucional da Associação, além de indicada ao mesmo cargo na Unimbé e a diretora executiva e pedagógica do Inepi. Para Tavares, presidente da Aedesp-Sul, a criação de uma universidade acessível ao cidadão local não se justifica apenas como um espaço para a produção de conhecimento, mas também como algo inovador, nas ordens científica, cultural e social. “Constituir uma associação capaz de promover o atendimento às necessidades sociais, levando em conta as exigências da rentabilidade econômica para tal, é proporcionar ao cidadão sua própria dignidade, autonomia e o seu direito a serviços de qualidade, bem como seu bem-estar individual e coletivo”, enfatiza.

A reunião contou ainda com a explanação do vice-presidente da Associação e indicado à reitoria da Unimbé, Francisco Duarte. Com vasta experiência no ensino superior, o professor e engenheiro apresentou um estudo de sua autoria com os objetivos, indicadores econômicos, dados da educação regional, tendências, oportunidades e desafios para a criação e êxito da universidade. Segundo Oliveira, oferecer cursos superiores presenciais de qualidade, com mensalidades razoáveis, contém a evasão escolar na região e ainda prepara a mão de obra qualificada para demandas atuais e futuras do mercado regional. “Estamos confiantes, pois este é um modelo de instituição cada vez mais usado nos Estados Unidos e em países da Europa. Criar uma universidade tendo a Aedesp-Sul como mantenedora é criar uma aliança para o desenvolvimento e prosperidade de toda a região“, destaca.

DIRETORIA ELEITA E ESTATUTO APROVADO
Com os presentes na qualidade de sócio-fundadores, também foi discutido e aprovado por unanimidade o Estatuto da Aedesp-Sul e eleita a Diretoria, recebendo os seguintes cargos:
Diretor-presidente: Antônio João Tavares
Vice-presidente: Francisco Duarte De Oliveira
Diretor-jurídico: Sergilan da Silva de Souza
Diretor Administrativo-financeiro: Fernando Moretti Teixeira
Conselheiros Fiscais: Andreia Leydeane Miranda; Luiz Alfredo Silveira; Rafael Luiz Pereira
São sócio-fundadores da Aedesp-Sul:
Andreia Miranda
Antônio João Tavares
Christiano Lopes de Oliveira
Diego Rodrigues Schug da Silva
Fernando Moretti
Francielle Marques Alves Inácio
Francisco Duarte de Oliveira
Helena Machado de Souza
José João Tavares
José Roberto Martins
Leonardo Luiz da Silva
Luiz Alfredo Silveira
Manoel Duarte Ferreira
Rafael do Nascimento
Rafael Luiz Pereira
Sergilan da Silva de Souza
Zulmar Duarte de Oliveira Júnior
INDICAÇÕES DE CARGOS À UNIMBÉ E INEPI
A Unimbé e o Inepi são as principais instituições mantidas pelas Aedesp-Sul, as quais já contam com organogramas pré-estabelecidos e os seguintes nomes indicados aos cargos:
Reitor: Francisco Duarte de Oliveira
Vice-reitor: Antônio João Tavares
Procuradora Institucional e Diretora Executiva e Pedagógica: Márcia Fernandes Rosa Neu
Procurador Jurídico: Sergilan da Silva de Souza
Pró-reitor Adminitrativo-financeiro: Fernando Moretti Teixeira
Comments