Os dois projetos de ferrovias que estão em desenvolvimento em Santa Catarina foram apresentados para os representantes da China Railway Construction Corporation (CRCC), uma das maiores construtoras do mundo. Os dirigentes chineses foram recepcionados pelo governador Jorginho Mello e pelos secretários de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, e de Articulação Internacional, Juliano Froehner. A comitiva conheceu os detalhes do projeto executivo do trecho que liga Araquari a Navegantes. São 60 quilômetros que conectarão o Complexo Portuário de Itajaí à malha ferroviária nacional.
O outro estudo apresentado foi o projeto básico de 319 quilômetros da ferrovia que ligará Chapecó a Correia Pinto. A proposta conectará o Oeste catarinense com a malha nacional, permitindo também acesso ao Litoral catarinense. “Temos convicção de que a economia catarinense vai transitar por essas ligações. Temos pressa nesses projetos e estamos abertos para ser parceiros tanto nas ferrovias como em outras áreas como saneamento e rodovias. Sabemos como isso é importante para o nosso crescimento e vamos trabalhar para que essas parcerias saiam do papel”, disse o governador Jorginho Mello. “O importante neste momento é que iniciamos uma aproximação com os investidores. Sabemos que há interesse de cargas para transportar, o que dá viabilidade para as ferrovias. Vamos seguir discutindo para avançar nas propostas”, afirmou o secretário da SPAF, Beto Martins. Segundo o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, o encontro desta terça-feira atesta que o governador Jorginho Mello acerta ao trabalhar a internacionalização de Santa Catarina para o benefício da população catarinense. “A SAI atua diariamente para criar conexões e cooperações comerciais com empresas estrangeiras que queiram investir e se instalar no estado", disse.
De acordo com diretor Regional da América Latina da CRCC, Raul Liu, o grupo vai estudar as informações que recebidas. "Vamos verificar a viabilidade técnica e de demanda dos projetos. Nossa empresa tem expertise na construção de ferrovias e grandes obras. Temos interesse nessa e em outras áreas como saneamento e infraestrutura”, avaliou o diretor Regional da América Latina da CRCC, Raul Liu. A CRCC tem operações em mais de 130 países. Atua na contração, planejamento, investimentos, desenvolvimento de projetos imobiliários, industriais, logística, proteção do meio ambiente, financiamento industrial e outros negócios.
Comentários