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Porto de Imbituba mira na qualificação de sua infraestrutura para ampliar movimentação

Foto do escritor: Portal Nosso PovoPortal Nosso Povo

No sul catarinense, o porto de Imbituba tem na pauta cerca de R$ 230 milhões em investimentos para ampliar sua infraestrutura e aumentar a eficiência na movimentação de cargas. Nos últimos 10 anos, o complexo portuário cresceu 186% na tonelagem movimentada, ultrapassando as 7 milhões de toneladas anual, e segue com perspectiva de atração de novas operações, que podem significar um incremento em torno de 3 milhões de toneladas. “Essa perspectiva de crescimento demanda a ampliação da infraestrutura, pois, nas condições atuais, a movimentação portuária ainda pode crescer de 10 a 15%”, explica Luís Antonio Braga Martins, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba. “É nesse contexto que nossa agenda de trabalhos mira a qualificação da frente de atracação, aproveitando o ótimo acesso ao porto, e ações para maior eficiência operacional, como automatização e novos processos, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina”, complementa Braga.

O canteiro de obras já toma forma com o início da recuperação do Cais 3, um dos três atracadouros presentes no Porto. O local também será ampliado e representa um aporte em torno de R$ 95 milhões da Autoridade Portuária, previsto para ser concluído em 2025. Após as melhorias, já está na pauta o aprofundamento do berço. Conforme explica o presidente do Porto, esses investimentos são fundamentais para utilizar o berço em toda sua potencialidade, permitir o recebimento de navios maiores e a instalação de equipamentos de movimentação mais ágeis e modernos. Na outra margem da área entre berços, a derrocagem (retirada de rochas submersas) do início do Cais 1 terá seu processo licitatório relançado até final de outubro. Já o Cais 2 receberá um dolfim de amarração de navios. A Ordem de Serviço para elaboração deste projeto executivo foi emitida recentemente e a obra está projetada para ser concluída em 2024. A execução das obras nos Cais 1 e 2 permitirá o atendimento simultâneo de três navios no local, passando dos atuais 660 metros de cais linear nos dois berços para 710 metros.


Novos atracadouros


Além da requalificação da estrutura existente, está em fase de estudos o aproveitamento do costado do Cais 2 — área hoje sem uso — para implantação de um novo berço destinado à operação de granéis sólidos. Quando concretizada, esta melhoria vai possibilitar a atracação de navios em ambas laterais do cais. Na área entre berços, a Autoridade Portuária busca identificar a possibilidade de criação de um novo atracadouro, transversal aos cais existentes. Para isso, emitiu este mês os Termos de Autorização para que duas empresas interessadas em doar o projeto básico de engenharia para implantação do novo cais possam iniciar seus estudos. A proposta é que o espaço seja utilizado prioritariamente para navios de granéis líquidos e carga geral.


Automação, modernização e sustentabilidade


No campo da automação tecnológica para uma operação mais eficiente, o Porto de Imbituba está investindo na implantação de um sistema de energia fotovoltaica, que contribuirá com 15% do consumo elétrico atual do Porto. Também está em curso a compra de duas novas balanças rodoviárias, aquisição de novos servidores, construção de novo data center de última geração e melhorias na automação dos gates. Sob delegação da União para o Estado de Santa Catarina desde 2012, o Porto de Imbituba tem alcançado não só recordes operacionais como reconhecimentos de gestão responsável e sustentável. Só este ano, já soma três prêmios. Em agosto, o Ministério de Portos e Aeroportos premiou a SCPAR Porto de Imbituba como o 2º maior avanço do país no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), na 4ª edição do Prêmio Portos + Brasil, considerado o “Oscar” do setor portuário. Em abril, foi a vez do Prêmio Nacional Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental, com o Projeto Costa Butiá, desenvolvido desde 2018 pela administração do Porto, dentro do Programa de Educação Ambiental. O projeto também será reconhecido em novembro, com o 24º Prêmio Fritz Müller, na categoria Projetos Socioambientais.


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