A Sala Lilás, espaço destinado ao acolhimento das mulheres vítimas de violência, foi inaugurada nesta segunda-feira na Delegacia de Polícia de Imbituba. O ambiente conta com brinquedoteca em que as crianças podem aguardar o atendimento da sua mãe, cuja oitiva da vítima é feita em local apropriado e acolhedor, sem a presença de público e das crianças. De acordo com o delegado da Polícia Civil de Imbituba, desde 2017 o município precisa de um espaço adequado para atender as mulheres na Delegacia. “Este ano, conseguimos reformar e ampliar a Delegacia com o apoio da sociedade civil e através de convênios firmados com o município. Assim, conseguimos montar um local onde as mulheres possam se sentir acolhidas e relatar as situações de violência que vem sofrendo”, destacou.
O prefeito Rosenvaldo Júnior destacou que a criação da Sala Lilás é um grande avanço para o município. “A nossa cidade vem em uma crescente nos números de violência doméstica e é algo que a gente precisa enfrentar de frente. Tanto o município através das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, quanto as Polícias Civil e Militar. Um trabalho conjunto que a gente vai conseguir combater esse grande mal que nos assola, que é a violência doméstica”, disse. Para a vice-presidente do Conselho Prisional de Imbituba e Advogada Carina Genovez, a Sala Lilás traz mais tranquilidade e segurança para as vítimas. “Criar o espaço da Sala Lilás, aliada à qualificação dos policiais civis que fazem o atendimento, proporciona às mulheres vítimas de violência um espaço em que ela se sinta em casa e tenha a liberdade para relatar o que está acontecendo”, declarou.
A Sala Lilás fica anexa à Delegacia de Polícia de Imbituba, na Rua João Hipólito Nascimento, no Centro de Imbituba, ao lado da Prefeitura de Imbituba.
Comments