Ela inspira, foi pioneira e é exemplo para outras mulheres. Subtenente Carmem Lúcia, a primeira mulher imbitubense a ingressar na Polícia Militar, na primeira turma feminina da corporação. Carmem sempre teve o sonho de seguir a carreira militar, primeiramente na Marinha do Brasil, mas tudo mudou quando seu tio, 1º Sargento da Polícia Militar de Santa Catarina, conhecedor do sonho da sobrinha em ingressar na carreira militar, lhe informou sobre o concurso da primeira turma de mulheres da PMSC. Carmem passou no concurso e ingressou na carreira militar no ano de 1983, na primeira turma de policiais femininas do Estado de Santa Catarina.
Subtenente Carmem durante a formatura em 1983
Após formada a então Sargento Carmem Lúcia, relata que todo policiamento feminino foi concentrado na capital, na área operacional, apoiou as mulheres, idosos e crianças. No início, as policiais femininas eram vistas com estranheza. Mas logo tudo mudou. Na sequência de sua carreira, a Subtenente trabalhou na Diretoria de Apoio Logístico e Finanças - DALF, cavalaria, trabalhou como ronda na cidade de Biguaçu, no Hospital da Polícia Militar - HPM e finalizou sua carreira no Colégio Militar. O momento mais difícil de sua carreira foi quando chegou a hora de assinar a reserva remunerada e entregar todos os seus materiais, era o fim do sonho de uma menina.
A Subtenente Carmem Lúcia teve uma ótima experiência na carreira militar, tanto na sua vida pessoal como profissional, foi um grande aprendizado e a realização de um sonho, o de fazer parte de umas das instituições mais respeitadas e honradas. "Agradeço a Polícia Militar pela oportunidade, que apesar das dificuldades enfrentadas, sou realizada com a carreira e com os sonhos que pude realizar durante minha carreira", disse.
A subtenente é Inspiração para outras mulheres, especialmente as policiais femininas do 34º Batalhão de Polícia Militar de Imbituba.
Komentarai