• Portal Nosso Povo

Imbituba recebe Workshop de Gestão de Cadeia Logística Portuária



O Workshop de Gestão de Cadeia Logística Portuária “Convergência entre tecnologia e gestão para os portos do futuro” – Comunidade Logística Portuária de Santa Catarina foi realizado na Associação Empresarial de Imbituba nesta quarta-feira (21). O evento foi organizado em uma parceria entre o núcleo de Comércio Exterior da entidade, o ACIM Comex, e a Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul.

A atividade faz parte da implantação do Programa de Portos Digitais e Colaborativos do Sistema Econômico Latino-Americano e do Caribe (SELA), com o financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A rede pretende facilitar o transporte nos portos através da criação de cooperações técnicas que permitam a utilização de ferramentas de gestão portuária. Assim, cada porto cria sua rede, avança e articula seus pilares de cooperação.

Jorge Luiz do Souza, coordenador do núcleo, destaca que o evento foi uma oportunidade única para para a comunidade ligada ao Comex de Imbituba. “O mundo vive em rede e os portos precisam estar conectados entre si e com seus intervenientes, utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis. Não há como gerir bem, sem uma comunicação ágil e integrada. O workshop nos abriu caminhos, novas ideias, e com certeza teremos novas práticas em breve, inclusive no que diz respeito a integração porto x cidade”, afirma.

Para Gean Fermino, professor, pesquisador e consultor da Unisul, a troca de conhecimentos que a universidade pode proporcionar para a comunidade e para o mercado é muito rica. “O Porto de Imbituba é estratégico para o sul de Santa Catarina e a universidade têm consciência desta relação, por isso buscamos sempre formar parcerias para que estes saberes circulem e tornem-se produtivos, gerando multiplicadores e soluções para o cotidiano”, destaca.

A mediação foi feita pelo Dr. Ademar Dutra (Unisul) e pelo consultor internacional chileno Luis Arcencio, que realiza a Coordenação Técnica do Programa. Arcêncio destacou o contexto internacional do negócio portuário marítimo e projeções de investimentos regionais para 2040, melhores práticas organizadas no Modelo de Referência para a Competitividade e Gestão da Cadeia Logística Portuária e lições aprendidas em projetos de governança logística e plataformas tecnológicas comunitárias dentre outros. Dutra, por sua vez, focou na importância de observar os modelos de gestão portuária em rede e a necessidade de definir o nosso no Brasil para avançarmos.

#Acim #Imbituba

0 visualização

Rua Nereu Ramos, 35 - Centro

CEP 88.780-000 - Imbituba/SC

48 3255.1098 | 99935.8626

© Copyright 2015 RWC Rede Web de Comunicação - Todos os direitos reservados