O governador Jorginho Mello autorizou nesta terça-feira (07) o repasse de quase R$ 20 milhões para duas obras de infraestrutura em Imbituba. Foram assinados o convênio que autoriza o repasse de R$ 17,6 milhões para as obras de revitalização da Avenida Renato Ramos da Silva, o Acesso Sul de Imbituba. Os recursos serão transferidos dos dividendos financeiros do Porto de Imbituba. Para a pavimentação da avenida central da Praia do Rosa, no bairro Ibiraquera, serão mais R$ 2 milhões, provenientes de recursos do Governo do Estado. A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e a SCPar também integram o convênio celebrado com a Prefeitura de Imbituba, que será a responsável pela execução da obra. “O porto é muito importante pra cidade e ele não gerar transtorno para a população é mais importante ainda. Esse investimento é um gesto que mostra a preocupação do governo em melhorar a qualidade de vida de quem mora em Imbituba”, disse o governador Jorginho Mello.
Foto: Eduardo Valente/ GOVSC
O Acesso Sul é uma das alternativas para se chegar ao Porto de Imbituba e sofre impacto direto da grande movimentação portuária. "Por isso conseguimos sensibilizar o Ministério dos Portos e Aeroportos, que autorizou a utilização de dividendos do porto nesta obra. É uma grande conquista e será o maior investimento da história do Estado em um único convênio de obra pública em Imbituba”, reforça o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins. O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, acrescenta que a parceria entre Governo do Estado, Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias e SCPar é fundamental para que as obras sejam realizadas. “O município não teria condições de fazê-las com recursos próprios. Graças a essas parcerias vamos ter uma obra que vai adequar a via para o fluxo de veículos, vai recuperá-la e trazer melhorias de mobilidade e segurança”, afirma.
Atualmente cerca de 87% das cargas movimentadas no Porto de Imbituba advém dos acessos Sul e Norte do Município, sendo necessárias intervenções em ambas as vias que possam garantir o atendimento da movimentação portuária ao longo dos próximos anos. A recuperação estrutural do Acesso Sul tornou-se prioritária com as perspectivas de intervenção e duplicação do Acesso Norte, que acarretará em maior fluxo de veículos ao Acesso Sul durante a execução de suas obras.
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