Empresários do sul do Estado estiveram reunidos na Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias para discutir temas ligados à logística de transporte envolvendo a cadeia produtiva do arroz e melhorias para o aumento da produtividade no Porto de Imbituba. O encontro mediado pelo secretário Beto Martins definiu pela criação de um Grupo de Trabalho para discutir o projeto de expansão da linha férrea e uma reunião mais ampla para debater os custos de frete. “Nós reunimos importantes atores da logística do sul de Santa Catarina para conversar e encontrar soluções para algumas reivindicações. Saímos com alguns encaminhamentos para definir as melhores ações em busca de mais eficiência no setor”, afirma o secretário Beto Martins.
Uma das reivindicações apresentadas é a discussão sobre os valores de fretes, que deverão ser discutidas com a empresa armadora, a Aliança, a empresa que opera o terminal de contêineres do Porto de Imbituba, Santos Brasil, e a Autoridade Portuária. O grupo também revelou dificuldade na disponibilidade de contêineres vazios. "Hoje temos demanda, temos carga, mas faltam containers para o transporte. Já registramos problemas com o abastecimento de alguns estados”, revelou o presidente do SindArroz, Walmir Rampinelli. Representantes do Terminal Intermodal Sul (TIS) e da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) também apresentaram a necessidade da expansão da linha férrea dentro do Porto de Imbituba para aumentar a produtividade logística. “Temos uma proposta de projeto, que será custeada pelas empresas, e estamos abertos para discutir a melhor forma de realizá-lo. Nossa ideia é poder levar o trem até o terminal, melhorando a eficiência e aumentando o ganho de produtividade com a menor interferência possível na área portuária, o que significará uma redução de custos em até R$ 4 milhões e poderá refletir nos preços de fretes”, explica o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho.
Participaram também da reunião o secretário adjunto da SPAF, Robison Coelho, os representantes da Santos Brasil, o CFO Daniel Dória, e o diretor jurídico Gabriel Moura, o presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antônio Braga Martins, o presidente da Copagro, Dionísio Bressan Lemos, o vice-presidente da ACIC, Frank Hobold e o diretor do TIS, Edilson Zanatta, entre outros representantes.
Comentarios