• Portal Nosso Povo

Dia D de vacina será no próximo sábado




Neste sábado (19) acontece o Dia D de vacina em 40 unidades, que estarão abertas das 9 às 17 horas. Pais e responsáveis devem comparecer com seus filhos às unidades, portando a Carteira de Vacinação, para receberem a dose vacinal.

Até o momento foram vacinadas 6.653 crianças de um ano. O que representa 80,56% da meta de 8 mil crianças. Já para crianças abaixo de um ano foram aplicadas 3 mil doses - 37,92% da meta de 8 mil crianças.

O gerente do Centro de Vigilância em Saúde, Henrique Deckmann, ressalta que a melhor forma de prevenir a doença é com a vacinação. A orientação é que os pais levem os filhos às unidades para tomarem as vacinas.

O risco de transmissão da doença é durante seis dias antes de aparecer o exantema (manchas na pele em decorrência do contágio com o vírus) e até quatro dias após, num período total de 10 dias. O vírus pode ficar incubado por 7 a 21 dias antes de manifestar o exantema.

A doença tem os primeiros sintomas muito parecidos com o de uma gripe. O sarampo é uma doença respiratória infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida de pessoa a pessoa, pela fala, tosse e espirro. É extremamente contagiosa, podendo ser contraída em qualquer idade. Caracteriza-se por febre alta, mal estar, dor de garganta, tosse, coriza, conjuntivite, manchas avermelhadas pelo corpo (exantema).

As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 (um) ano de idade, podendo inclusive, levar ao óbito. Caso apresente alguns dos sintomas descritos procure uma das Unidades de Saúde e/ou Pronto Atendimento 24h para avaliação.

12 visualizações

Rua Nereu Ramos, 35 - Centro

CEP 88.780-000 - Imbituba/SC

48 3255.1098 | 99935.8626

© Copyright 2015 RWC Rede Web de Comunicação - Todos os direitos reservados