O fenômeno da “chuva preta”, provocado pela fuligem transportada das queimadas na Amazônia e no Pantanal, continua atuando em Santa Catarina. Nesta sexta-feira, ocorreu essa chuva escura, que contém partículas de fumaça que estão suspensas no ar. Até o momento, 22 cidades de Santa Catarina já registraram a “chuva preta”. Entre as localidades afetadas estão Maravilha, Bom Jardim da Serra, Florianópolis, São José, Rio do Sul, Chapecó, São Miguel do Oeste, Belmonte, entre outras. Esse fenômeno ocorre quando a fuligem, trazida pelas correntes de ar, se mistura com as gotas de chuva e forma a chuva carregada de fuligem.

Foto: Divulgação/ Defesa Civil
Previsão do tempo e riscos
Segundo a central de monitoramento da Defesa Civil, ao longo desta sexta-feira , dia 13 e durante o final de semana, o avanço de uma frente fria e a posterior formação de uma baixa pressão deixa o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina. Até a manhã do sábado, as chuvas e temporais mais intensos devem se concentrar entre no Grande Oeste e o Sul do estado, podendo ser acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Já para o restante do fim de semana, o avanço da frente fria e a formação da baixa pressão reforçam as chuvas no Centro-Norte do estado, trazendo acumulados significativos nessas áreas. “De forma geral, os acumulados variam entre 50 e 80mm, com pontuais que podem superar 100mm entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Norte catarinense”, afirma o monitoramento da Defesa Civil. Vale destacar que, por conta da variação das previsões, é importante o acompanhamento das atualizações dos avisos e alertas meteorológicos.
Comentários