top of page

Defesa Civil alerta para riscos de temporais e agitação marítima em Santa Catarina

  • Foto do escritor: Portal Nosso Povo
    Portal Nosso Povo
  • 20 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM


A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso meteorológico devido à previsão de condições climáticas adversas até sexta-feira, 22. Durante esse período, o estado deve enfrentar temporais, chuva intensa e agitação marítima, com riscos elevados para diversas regiões. Segundo a central de monitoramento da Defesa Civil, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica, associado ao calor e à umidade, será o principal responsável pelos temporais esperados entre a manhã de terça-feira e a noite de quarta-feira, 20. ”Essas tempestades podem vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo, com maior intensidade no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e norte catarinense”, afirma o meteorologista da Defesa Civil, Caio Guerra. Nessas regiões, o risco é considerado alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e quedas de árvores.

De acordo com os meteorologistas, na quarta-feira, os ventos no Litoral catarinense ganharão  força, soprando do quadrante sudeste com rajadas entre 50 e 75 km/h. Isso resultará em agitação marítima, com ondas que podem variar de 2,5 m a 3,5 m, principalmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Nessas regiões, há risco elevado de ressaca. No Litoral Norte, as ondas variam entre 2 m e 2,5 m, com risco moderado. A Defesa Civil alerta que, embora os ventos percam intensidade entre quinta-feira e sexta-feira, o mar continua agitado em toda a costa catarinense, representando perigo para navegantes e pescadores.

Diante desse cenário, é fundamental que a população tome precauções. Evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores durante os temporais e evitar o mar em momentos de ressaca são medidas recomendadas. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Comentários


bottom of page