top of page
Foto do escritorPortal Nosso Povo

Corpo de Bombeiros inicia Operação Veraneio

Neste sábado, dia 16, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) inicia a segunda e mais importante fase da Operação Veraneio 2023/2024, a temporada, que se estende até o dia 18 de fevereiro de 2024. Serão 65 dias em que todos os 430 postos guarda-vidas estarão ativos em 155 praias de 35 municípios catarinenses. A Operação Veraneio, maior operação do CBMSC, envolve ações de planejamento, organização e controle que resultam na execução da prevenção e salvamento aquático no território catarinense. Planejada durante todo o ano, a operação envolve o emprego de guarda-vidas militar, guarda-vidas civis voluntários (GVCV) e viaturas adequadas a este tipo de atividade. Ela acontece em três etapas: pré-temporada, temporada e pós-temporada.

Foto: Eduardo Valente/GOVSC


De acordo com o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, a operação, que é a maior no CBMSC, reforça a missão de reduzir o número de mortes por afogamento em Santa Catarina. "E ainda que a operação apareça para o público somente na temporada de verão, no CBMSC ela é trabalhada constantemente por meio de treinamentos, cursos e recertificações dos guarda-vidas, sejam eles militares ou civis voluntários, para que todos estejam atualizados e verdadeiramente aptos para atuar em prol da sociedade. Além disso, realizamos aquisições de equipamentos e manutenções na nossa frota", afirma.


Como saber onde tem posto guarda-vidas ativo


No aplicativo CBMSC Cidadão, que foi desenvolvido para que todas as informações da corporação estejam disponíveis para os cidadãos, há informações para segurança e acessibilidade nas praias catarinenses. No ícone "praias", é possível visualizar as condições do mar, que são indicadas pelas das cores das bandeiras de cada posto de guarda-vidas ativo, a incidência de águas-vivas, a balneabilidade da água, presença de ressaca, além dos endereços dos postos de guarda-vidas compartilhável com o seu aplicativo de navegação.


Fonte: Engeplus/ Assessoria de Imprensa do CBM/SC




11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page