Segundo Caroline, em meio ao isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus muitas pessoas podem se sentir tristes, confusas e chateadas. Por isso, é preciso seguir algumas dicas para minimizar o sofrimento neste período.
“É preciso reduzir o tempo que a pessoa assiste noticiários. O fundamental é buscar fontes confiáveis. O repentino, e quase constante fluxo de notícias, faz com que as pessoas sintam-se preocupadas em excesso. Se atente aos fatos e não aos rumores”, afirma. “Também é necessário adotar uma rotina mesmo ficando em casa. É importante se vestir, tomar banho, arrumar o cabelo mesmo que seja apenas para ficar em casa. Lembre-se sempre de que muitas coisas não foram canceladas: a família, a música, o canto e riso”, conclui a psiquiatra”, finaliza.
Confira algumas recomendações para ficar em casa
Adote uma rotina mesmo ficando em casa
Mantenha-se conectado: Faça contato com seus amigos, procure fazer videochamadas com a família, principalmente com aquelas pessoas que estão sozinhas.
Fale como está se sentindo: Conte como está se sentindo no confinamento e pergunte aos amigos e familiares quais os sentimentos deles neste momento.
Faça atividades: Envolva-se com atividades que gosta, música, meditação, exercícios, leitura e gastronomia. Dedique-se a ações que não conseguiria fazer no dia a dia comum.
http://www.sc.gov.br/images/Secom_Noticias/Documentos/saude_mental_.pdf
Opmerkingen