O céu ficou ainda mais branco e a temperatura se elevou nesta terça-feira, dia 10, no Sul de Santa Catarina. Conforme o climatologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Márcio Sônego, as mudanças são causadas pela circulação do vento de quadrante norte, que traz para a região o calor e a fumaça das queimadas pelo Brasil.
O climatologista explicou que a fumaça observada no céu é dos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Amazonas. As condições se manterão nesta quarta-feira, dia 11, com os termômetros marcando temperaturas ainda mais altas. As máximas podem chegar aos 39ºC. Na tarde desta terça-feira, a maior temperatura registrada em Criciúma foi de 35,6°C.
Foto: Divulgação/Márcio Sônego
Recomendação da Defesa Civil
Com a ocorrência deste fenômeno, a Defesa Civil está reforçando os cuidados que a população precisa ter por conta das mudanças climáticas. Segundo o órgão, como as temperaturas vão se aproximar dos 40 °C no Oeste e no Sul de Santa Catarina, aumentam os riscos de desidratação e problemas na saúde. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de risco alto nas áreas classificadas em laranja no mapa de monitoramento. Nessas regiões, o calor excessivo e a baixa umidade do ar podem causar desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além de outros transtornos associados às condições climáticas severas. Já nas áreas em amarelo, o risco é considerado moderado, enquanto nas regiões marcadas em verde, o risco é baixo.
Diante desse cenário, a Defesa Civil recomenda à população adotar medidas preventivas para minimizar os efeitos adversos do calor:
– Evite atividades físicas ao ar livre: Esforços físicos sob calor intenso podem sobrecarregar o organismo, resultando em desidratação e aumento da pressão arterial.
– Mantenha-se hidratado: A ingestão constante de água, sucos naturais, frutas e vegetais ajuda a evitar a desidratação e mantém o corpo funcionando adequadamente. A recomendação é consumir pelo menos dois litros de líquidos ao longo do dia.
– Umedeça o ambiente: Ambientes com ar muito seco podem ser prejudiciais à saúde, especialmente para quem já possui problemas respiratórios. Uma dica simples é utilizar toalhas ou roupas úmidas dentro de casa ou deixar vasilhas com água em alguns cômodos para melhorar a umidade do ar.
– Cuide da saúde dos olhos: O clima seco pode afetar os olhos, tornando-os mais vulnerável a irritações. A recomendação é limpar os olhos com algodão umedecido em água esterilizada para evitar problemas oculares.
Fonte: Engeplus
Comments