O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) encerrou a temporada de ações da Estação Verão com a marca de 3.272 pessoas salvas no litoral catarinense. Isso significa que a cada 15 minutos, uma pessoa foi salva pelas equipes do CBMSC. Foram 65 dias de atuação durante a Estação Verão e o trabalho, por meio da Operação Veraneio – a maior da Corporação – continua até o mês de março, na etapa de pós-temporada. De acordo com os Bombeiros Militares, todas essas pessoas eram potenciais vítimas a ter algum grau de afogamento ou até vir a óbito e, por conta do trabalho de salvamento, puderam retornar para seus lares com vida. O número de salvamentos reforça o comprometimento e o preparo dos guarda-vidas que atuam na segurança dos catarinenses e dos veranistas que procuram o litoral de Santa Catarina para aproveitar as férias.
Lesões por água-viva e crianças perdidas
Nesta temporada, foi registrado um aumento de quase 75% nos atendimentos por conta de lesões por água-viva no litoral catarinense. Ao todo, foram 41.482 atendimentos realizados, o que significa que a cada 1 minuto e 8 segundos, uma pessoa foi atendida nos postos de guarda-vidas. Quando falamos de crianças perdidas, o crescimento foi de mais de 20%. Só nesses 65 dias, 3.029 crianças se perderam nas praias e retornaram à companhia dos seus responsáveis graças ao trabalho dos guarda-vidas.
Pós-temporada
A etapa de pós-temporada da Operação Veraneio 2023/2024 iniciou na última segunda-feira, 19, e segue até o dia 31 de março. Neste período os postos guarda-vidas começam a ser gradativamente desativados, de acordo com a necessidade estudada previamente. O atendimento segue sendo realizado com 317 postos em balneários de 28 municípios. Em algumas cidades, por conta do fluxo de pessoas e turistas, o serviço é mantido durante todo o ano. “A operação não acabou, seguimos até o dia 31 de março empenhados na prevenção e no salvamento e orientando que a população tenha senso de auto prevenção, respeite as sinalizações e orientações dos guarda-vidas”, ressalta o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano Bastos das Neves. “Nesta etapa há a avaliação constante por parte do comando de cada região para definir quando e em que locais os postos serão ativados. O fluxo médio de pessoas, se é final de semana ou feriado são fatores que contribuem para essa tomada de decisão”, explica o coronel.
Comments