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BR-101: Governo Federal ignora insatisfação popular e publica edital do trecho Sul com tarifa-máxima

O Governo Federal ignorou a insatisfação popular de moradores do Sul do Estado e de alguns representantes políticos e publicou, antes mesmo da Audiência Pública marcada para a manhã desta sexta-feira (8), em Tubarão, que o edital da concessão da BR-101 Sul está marcado para 21 de fevereiro, em São Paulo. O documento estabelece prazos para as obras e as quatro praças de pedágios previstas para os 220 quilômetros do trecho entre Paulo Lopes e São João do Sul, na divisa com o Rio Grande do Sul. 

O Edital prevê uma tarifa-máxima de pedágio de R$ 5,19 para cobrança bidirecional (nos dois sentidos da rodovia), e a assinatura do contrato de concessão será feita já em 28 de maio de 2020, data que marca o começo da administração da rodovia. Para se ter uma ideia de quanto vai pesar no bolso do condutor, o trajeto entre Florianópolis e Porto Alegre terá oito praças de pedágio

A partir do início da concessão, a vencedora do leilão terá um ano para implantar a cobrança nas quatro praças de pedágio, segundo o Plano de Exploração da Rodovia (PER). Os sistemas de arrecadação devem ser em duas modalidades: sem parada de veículos, com cobrança automática, e com parada de veículos, diante de cobrança manual. 

O plano também estabelece o tamanho das filas que podem ser registradas nas praças. Elas devem ser de, no máximo, 200 metros de extensão. Para aferição deste parâmetro será analisado, durante 15 minutos, se as filas ficam permanentemente maiores do que o patamar estipulado de 200 metros, caracterizando, desta maneira, infração. Nos finais de semana e feriados o limite aumenta para 400 metros.

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