A oficina de Robótica do Eduti – Escola em Tempo Integral, vem realizando um projeto onde os estudantes produzem maquetes de locais históricos de Imbituba com peças de robótica e materiais recicláveis, onde conseguem montar até mesmo simulações de sistemas elétricos nos mesmos. O Eduti é realizado na Escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer, em Vila Nova Alvorada e no contraturno dos alunos acontecem oficinas que os ajudam no seu rendimento escolar, desenvolvimento social e principalmente poder adquirir conhecimentos em áreas como empreendedorismo, libras e até mesmo robótica.
O projeto é coordenado pela professora Edimaura Vieira Marques e atende 50 crianças, 25 no período da tarde e 25 no período da manhã. Os alunos obedecem a uma rotina ao participar no Eduti. Pela manhã recebem café, almoço e horário para descansar. A Oficina de Robótica e Musicalização é ministrada pela professora Larissa Gabryelli. O projeto recebe kits e manuais para trabalhar temas como energia sustentável e mecânica, por exemplo. “Os alunos montam robôs, maquetes, simulam a produção de energia eólica em atividades que trabalham a atenção, seguir o passo a passo, coordenação motora, programação e principalmente o trabalho em grupo”, destacou a professora.
Entre os patrimônios históricos realizados pelos alunos até agora está a Usina Termelétrica, atual Teatro Usina e o Museu da Baleia Franca. Os alunos, além de construírem a maquete do local, também estudam a história e a importância do mesmo para Imbituba. Larissa comenta que a Robótica é uma novidade para os alunos, “os deixou muito impressionados no início, mas agora já evoluíram bastante. Eles nunca faltam às aulas e chegam bem empolgados”, destaca.
Comments