top of page

Alerta: Avanço de frente fria deve provocar temporais em SC

  • Foto do escritor: Portal Nosso Povo
    Portal Nosso Povo
  • 4 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

O avanço de uma frente fria sobre Santa Catarina deve provocar temporais com chuva intensa e vendaval na maior parte do estado, conforme alerta emitido pela Defesa Civil. No Sul, apenas as áreas costeiras ou próximas ao litoral não estão enquadradas no alerta laranja, ou seja, possuem risco moderado para ocorrências relacionadas ao mau tempo, as demais áreas possuem risco alto. O alerta da Defesa Civil, se estende até as 21 horas desta terça-feira, dia 5. As instabilidades avançam pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul ainda pela manhã, mas ganham força a partir da tarde. Ao longo da terça-feira, o dia continua chuvoso no estado, mas com o afastamento da frente fria as instabilidades perdem força gradualmente até o período da noite.


Os acumulados de chuva entre o Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e parte do litoral variam entre 75 e 100 milímetros (mm). No Litoral Norte e áreas próximas as chuvas ocorrem de forma intensa e volumosa entre a noite da segunda e a madrugada de terça. No Litoral Norte os volumes totais devem ser ainda maiores, variando em torno de 150 mm. Diante do alerta, a Defesa Civil também emitiu recomendações aos catarinenses, como evitar áreas sujeitas a alagamentos e atravessar ruas alagadas. Evite atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros. Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil. 


Atenção marítima

Além do alerta de temporal, a Defesa Civil também emitiu aviso de mar agitado no Litoral Sul em função da passagem da frente fria e a intensificação do vento de direção Sul/Sudeste. O aviso inicia na terça-feira e se estende até quarta-feira, dia 6. Esta condição deixa o mar muito agitado no Litoral Sul, com alturas entre 2,5 m e 3,0 m, e agitado na Grande Florianópolis, com alturas entre 2,0 m e 2,5 m. No Litoral Norte o mar fica pouco agitado, com ondas variando entre 1,5 m a 2,0 m”, diz a Defesa Civil. 




Comments


bottom of page